-

-
goasa.com.br

sexta-feira, 28 de março de 2014

Rosetta registra o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pela primeira vez depois de ter acordado

Esta imagem do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi tirada em 21 de março de 2014, pela câmera de ângulo estreito Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System (OSIRIS), da nave espacial Rosetta. Crédito: ESA © 2014 MPS for OSIRIS-Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA
 A sonda Rosetta registrou a primeira imagem de seu cometa de destino desde que acordou de seu sono cósmico em 20 de janeiro de 2014.

 As primeiras imagens do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foram feitas nos dias 20 e 21 de março de 2014 com a câmera de grande angular e pela câmera de ângulo estreito do instrumento chamado Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System (OSIRIS) da sonda.

 A Rosetta é uma missão internacional liderada pela Agência Espacial Europeia (ESA) com suporte e instrumentos fornecidos pela NASA. As duas imagens foram feitas a uma distância de cerca de cinco milhões de quilômetros e necessitou uma série de exposições de 60 a 300 segundos, feitas com as câmeras de ângulo estreito e de grande angular.

 O imageamento do 67P/Churyumov-Gerasimenko é parte de seis semanas de atividades dedicadas para preparar os instrumentos científicos da sonda para o estudo mais detalhado do cometa que está por vir. A sonda Rosetta está viajando pelo Sistema Solar por 10 anos, e alcançará o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em agosto desse ano.

Esta imagem do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi tirada em 20 de março de 2014, pela câmera de grande ângulo Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System (OSIRIS), da nave espacial Rosetta. Crédito: ESA © 2014 MPS for OSIRIS-Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA
 A sonda Rosetta foi reativada em 20 de janeiro de 2014 depois de 957 dias de hibernação. Os três instrumentos norte-americanos a bordo da Rosetta, são o Microwave Instrument for the Rosetta Orbiter, Alice (um espectrógrafo de imageamento ultravioleta) e o Ion and Electron Sensor.

 Os estados membros da ESA e a NASA contribuem para a missão Rosetta. A Airbuus Defense and Space construiu a sonda Rosetta. O Jet Propulsion Laboratory (JPL) gerencia a contribuição norte-americana da missão Rosetta para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

 O JPL também construiu o Microwave Instrument for Rosetta Orbiter e hospeda seu principal pesquisador, Samuel Gulkis. O Southwest Research Institute em San Antonio desenvolveu o Ion and Electron Sensor, IES do módulo orbital Rosetta e hospeda seu principal pesquisador, James Burch. O Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado, desenvolveu o instrumento Alice e hospeda seu principal pesquisador, Alan Stern.

- Para mais informações sobre os instrumentos norte-americanos, a bordo da sonda Rosetta, visite (em inglês): http://rosetta.jpl.nasa.gov

- Para mais informações sobre a sonda Rosetta, visite (em inglês): www.esa.int/rosetta

- Para mais informações sobre o Deep Space Network  (DSN), visite (em inglês): http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn

‣ Fonte (em inglês): NASA
‣ Via: CiencTec

Nenhum comentário:

Postar um comentário