-

-
goasa.com.br

domingo, 23 de março de 2014

NASA observa o Dia Mundial da Água

Visto do espaço, a característica mais marcante do nosso planeta é a água. Na forma líquida e congelada, ela cobre 75% da superfície da Terra. Ela enche o céu com nuvens. A água está praticamente em todos os lugares da Terra, do interior da crosta rochosa até dentro de nossas células. Crédito: NASA/MODIS
Ontem, dia 22 de março de 2014, a NASA comemorou o Dia Mundial da Água. Enquanto o nosso planeta é cerca de 71% de água, apenas 3% está disponível como água doce. E muitas pessoas não têm acesso a fontes de água segura e limpa.

Em um planeta de água como a Terra, “seguir a água” é uma grande tarefa, mas que é essencial para prever o futuro do nosso clima e da disponibilidade de recursos hídricos em todo o mundo. As pesquisas da NASA produzem muitos benefícios, incluindo uma melhor previsão ambiental, bem como uma preparação para desastres naturais e mudanças climáticas.

E a tecnologia que a NASA tem desenvolvido para manter os astronautas seguros e saudáveis no espaço beneficiam as pessoas em solo, através de novas formas de monitorar os recursos hídricos e purificar a água para o uso seguro.

A água é uma peça fundamental da vida na Estação Espacial Internacional. Quase toda a água utilizada e produzida pelos astronautas é reciclada — o Sistema de Controle Ambiental e Apoio à Vida recicla cerca de 93% da água que recebe.

E a NASA continua a melhorar a forma como utiliza e recicla água, a fim de se preparar para futuras missões de longa duração de exploração do espaço a um asteroide e à Marte. Essa mesma tecnologia já está sendo usada em esforços humanitários para fornecer água potável para as pessoas após desastres naturais e em outras áreas do mundo onde a água potável não está disponível.

Aqui na Terra, as mudanças globais terão impacto sobre muitos aspectos da sociedade, incluindo os recursos globais como água, segurança alimentar, saúde humana, riscos naturais, biodiversidade e relações internacionais.

Pessoas da NASA e da ciência em geral estão trabalhando para documentar e compreender as mudanças em nosso planeta, prever suas ramificações e compartilhar essas informações com quem toma decisões para melhor analisar, antecipar e agir para influenciar nos acontecimentos que afetam a nós e as futuras gerações.

Em 2014, pela primeira vez em mais de uma década, cinco missões científicas da NASA serão lançadas ao espaço em um ano.

Juntamente com a frota existente de satélites da NASA, missões no ar e os pesquisadores, estas novas missões irão ajudar a responder alguns dos principais desafios críticos que ameaçam o nosso planeta hoje e no futuro: mudanças climáticas, elevação do nível do mar, recursos de água doce e fenômenos meteorológicos extremos.

Fonte (em inglês): NASA
Colaboração: Ivan Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário