-

-
goasa.com.br

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Assista ao vivo a Terra vista a partir do espaço


 Que tal reservar alguns instantes do seu dia para dar uma volta ao mundo a bordo da Estação Espacial Internacional? Com quatro câmeras HD instaladas na parte externa do laboratório espacial, a NASA disponibilizou a transmissão em tempo real das imagens do planeta Terra por meio da plataforma Ustream.

 Agora, o planeta Terra é transmitido ao vivo, direto do espaço, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O novo experimento, chamado de High Definition Earth Viewing (HDEV), foi lançado no dia 18 de abril de 2014 no compartimento de carga da sonda Dragon da SpaceX e ajustado do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

 O conjunto de quatro câmeras de vídeo HD está operacional, depois de ter sido instalado no External Payload Facility do módulo da ESA Columbus. O “reality show” científico, iniciado no dia 1º de maio, faz parte de um estudo que pretende analisar como a radiação solar afeta o funcionamento dos equipamentos no espaço.

 Para isso, as câmeras foram protegidas por um compartimento preenchido com nitrogênio seco e com temperatura controlada contra o ambiente hostil do espaço. Estudantes do ensino médio dos Estados Unidos ajudaram a desenvolver o design de alguns dos componentes da câmera, uma parceria idealizada pela NASA para estimular o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

 As imagens captadas pelas câmeras são enviadas de volta para a base da NASA e reformatadas, possibilitando a transmissão por streaming. O passeio espacial rende belas imagens — como a Estação Espacial Internacional completa sua órbita pela Terra em 90 minutos, é possível acompanhar um “nascer do Sol” ou “pôr-do-Sol” a cada 45 minutos.

 A tela aparecerá preta quando a ISS estiver orbitando a parte noturna da Terra. Também existirão momentos do dia em que a câmera estará fora do ar e será necessário esperar um pouco para obter o sinal e a imagem. Isso acontece devido a alguns ajustes que serão feitos.

 Mas mesmo com esses pequenos problemas ter uma imagem ao vivo da Terra em alta definição é algo espetacular, ainda mais porque tudo isso faz parte de um projeto de estudantes. (Salve o link nos seus favoritos, acompanhe a posição da ISS: http://iss.astroviewer.net).

Nenhum comentário:

Postar um comentário