-

-
goasa.com.br

terça-feira, 18 de março de 2014

Qual seria sua reação ao descobrir que sua teoria do Big Bang foi provada?

Professor Andrei Linde foi surpreendido em sua casa pelo professor assistente Chao-Lin Kuo com a descoberta das ondas gravitacionais. Kuo foi parcialmente responsável pela descoberta que suporta o trabalho teórico de Linde. Crédito: Stanford University/Bjorn Carey
Um grupo de pesquisadores americanos anunciou ontem que uma das principais explicações para o Big Bang é verdadeira. De acordo com a chamada teoria da inflação, o Universo se expandiu de forma incrivelmente rápida, em apenas frações de segundo após seu início.

O físico Andrei Linde, da Universidade de Stanford, é um dos principais autores dessa teoria. A Universidade divulgou hoje um vídeo que mostra o exato momento em que Linde descobre que a inflação foi provada.

O real padrão modo-B observado pelo telescópio do BICEP2. Chamado polarizações de modo B, esses padrões de roda precoce podem ser diretamente atribuídos a apertar e esticar os efeitos que a radiação gravitacional exerce sobre os elétrons emissor de fótons. Note como os vetores de polarização negros parecem girar em torno dos picos de temperatura de cor na inserção de micro-ondas no mapa do céu. Crédito: BICEP2 Collaboration figure
O vídeo mostra Chao-Lin Kuo, professor assistente na Universidade de Stanford e um dos líderes da equipe por trás da descoberta, batendo na porta de Linde para dar a notícia pessoalmente. Linde e sua esposa, ambos professores de física em Stanford, atendem a porta com uma expressão perplexa.

“Tenho uma surpresa para vocês”, afirma Kuo. “Deu 5 sigma, ao .2”, diz.

As reações de Linde e sua mulher são incríveis, ainda mais imaginando que não é possível entender o que está acontecendo se você não for um físico.

“5 sigma” é uma referencia ao significado estatístico da descoberta. Ao dizer isso, Kuo afirma que o experimento registrou um sinal muito forte. “Sigma” é uma forma de anotar desvios padrão e uma descoberta “5 sigma” tem apenas uma chance em 3,5 milhões de ser falsa.

Já “.2” é uma referência à medida da razão das flutuações causadas pelas ondas gravitacionais sobre as flutuações causadas pelas perturbações na densidade da matéria. Experimentos anteriores afirmavam que essa razão era menor do que 0,11, tornando incomum a marcação de 0,2.

A teoria da inflação cósmica surgiu em 1980, por meio do físico Alan Guth. Andrei Linde foi um dos primeiros teóricos a refinar a teoria e propor versões da inflação na qual nosso Universo é um entre vários universos inflacionários, que estão dentro de um imenso multiverso.

A descoberta de ontem valida muitas das ideias de Linde e é uma grande prova de que a teoria da inflação pode ser uma explicação para origem do nosso Universo.

Professor assistente Chao-Lin Kuo surpreende o professor Andrei Linde com evidência que suporta a teoria da inflação cósmica. A descoberta, feita por Kuo e seus colegas pelo BICEP2, representa as primeiras imagens de ondas gravitacionais, ou ondulações no espaço-tempo. Essas ondas têm sido descritas como os “primeiros tremores do Big Bang”. Crédito: Stanford University/Bjorn Carey

Fontes: Space.com e INFO/Ciência
Saiba mais: www.goo.gl/p2AZDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário