A agência espacial norte-americana (NASA) transportou neste sábado (16), para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, o foguete de lançamento Atlas V, que partirá hoje (18) para Marte, levando a cápsula MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution).
A cápsula, cuja sigla em inglês “MAVEN” corresponde à Evolução Atmosférica e Volátil de Marte, deve demorar até 10 meses para realizar a travessia espacial até chegar à órbita do planeta vermelho.
O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte transformou-se no deserto frio que é hoje e a explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos.
A missão começa de fato em setembro do ano que vem, quando a MAVEN alcançará a órbita do planeta vermelho.
Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.
O Atlas V tem 57,3 metros de altura e foi posicionado verticalmente no início da tarde deste sábado.
Com isso, concluiu-se o trabalho de pré-lançamento, só faltando carregar a bateria da espaçonave – o que ocorre agora até a hora do lançamento.
De acordo com os meteorologistas, há 60% de probabilidade de que as condições do tempo estejam favoráveis na hora da partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário