-

-
goasa.com.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sprites coloridos são registrados sobre o estado norte-americano de Nebraska


“O dia 12 de Agosto de 2013 foi outro dia de sucesso, para a nossa campanha de fotografar os sprites”, relatou Jason Ahrns da Universidade do Alasca em Fairbanks.

Com uma equipe de pesquisadores do NCAR, ele voou sobre o meio oeste americano a bordo do Gulfstream V na busca por essas exóticas formas de raios.

Enquanto a tripulação fotografava uma tempestade sobre o estado norte-americano de Nebraska, esses seis sprites apareceram.

Essas descargas impressionantemente belas eram vermelhas no topo e roxas na base.

“Eu realmente não posso explicar a mudança de cor”, disse Ahrns.

“Essa é uma das coisas que nós esperamos investigar com essa campanha capturando os espectros a alta velocidade”.


Documentados pela primeira vez em 1989 pelos cientistas da Universidade de Minnesota, que fotografaram estranhos flashes vindos do topo das tempestades, os sprites até hoje são misteriosos.

Nem mesmo a sua física básica, nem o seu efeito na atmosfera ao redor é bem entendido.

“Será que os sprites têm um impacto de larga escala na atmosfera intermediária?”, pergunta Ahrns.

“Os sprites claramente representam um tipo de transferência de energia, mas eles estão numa escala que tem um efeito significante no clima? Nós não podemos responder a essa pergunta sem estuda-los a fundo”.


A natureza efêmera dos sprites (eles normalmente não duram mais do que poucos milissegundos) faz deles um fenômeno complicado de ser estudado.

Os pesquisadores no NCAR Gulfstream capturaram os sprites usando câmera Phantom registrando 10000 frames por segundo.

“Uma das cameras Phantom possui uma rede de difração capaz de registrar o espectro em alta velocidade, o que acredito nunca havia sido feito antes”, disse Ahrns.


Apesar dessas câmeras poderosas, as belas imagens foram feitas com uma câmera DSLR do próprio Ahrns, que a montou na janela do avião para registrar os sprites. A imagem acima é um exemplo delas.

Para mais informações visite o blog pessoal de Ahrns: www.musubk.blogspot.com.br


Fonte: Space Weather
Via: Cienctec

Nenhum comentário:

Postar um comentário