-

-
goasa.com.br

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rover Curiosity continua sua jornada depois de passar por duna em Marte

O rover Curiosity da NASA passou sobre uma duna abrangendo “Dingo Gap” em Marte. A cúpula em tons de luz no lado direito do horizonte faz parte da montagem da Sharp. Crédito: NASA/JPL-Caltech
O rover Curiosity da NASA em Marte continua sua travessia em direção ao seu maior destino científico depois de escalar uma duna que se espalha por um vazio em uma cadeia.

O rover cobriu uma distância de 41.1 metros no dia 9 de fevereiro de 2014, em seu primeiro trecho percorrido desde os 7 metros caminhados para cruzar a duna no dia 6 de fevereiro de 2014.

Isso fez com que o odômetro do Curiosity atingisse uma distância total percorrida, desde agosto de 2012, quando pousou no Planeta Vermelho de 4.97 quilômetros.

Uma sequência animada de imagens feitas pela Hazard-Avoidance Camera na parte traseira do rover documentou como foi o cruzamento dessa duna marciana.

A série de nove imagens que compõem esta animação foi tomada pela Hazard-Avoidance Camera (Hazcam) traseira do rover Curiosity da NASA, quando o rover passou sobre uma duna abrangendo “Dingo Gap” em Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech
O Mars Science Laboratory Project da NASA está usando o Curiosity para acessar antigos ambientes habitáveis e as maiores mudanças que ocorreram nas condições ambientais marcianas.

O JPL (Jet Propulsion Laboratory), uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, construiu o rover e gerencia o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Rover Curiosity da NASA usou a Navigation Camera (Navcam) em seu mastro para pegar esse olhar de volta para o leste através de trilhas de roda de condução e passado em “Dingo Gap” dentro da Cratera Gale. Crédito: NASA/JPL-Caltech
Para mais informações sobre o Curiosity, visite (em inglês): www.jpl.nasa.gov/msl, www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl.

Você pode seguir a missão no Facebook e no Twitter.

Fonte (em inglês): Jet Propulsion Laboratory
Via: CiencTec

Nenhum comentário:

Postar um comentário